Ao buscar sobre nutrição na internet e em livros nos deparamos a diferentes tipos de dietas, prometendo resultados. Alguns com fundamentos científicos, outros baseados em experiencias, ou atrelados a venda de produtos “milagrosos”. Também é comum ouvir que o amigo fez e deu certo.

Ao testar, não obtemos os mesmos resultados. Alguns são ate prejudiciais ao organismo, levando a carência de nutrientes, a nos sentirmos mal, e até a resultados contrários, como o aumento do apetite em determinados horários.

Isso acontece porque algumas estratégias são aplicadas a casos específicos, como controle da glicemia, por exemplo, ou preparo para alguma cirurgia. Não quer dizer que são erradas ou ruins, apenas que não funcionam para todas as pessoas.

O trabalho do nutricionista é avaliar cada caso e aplicar a melhor estratégia, considerando a pessoa como um todo. Levar em consideração as crenças, rotina, gostos, hábitos, objetivos, e junto com o paciente definir uma estratégia que melhor se aplique ao seu caso.

Converse sempre com o profissional. Questione, discuta, relate o que se adaptou e quais as dificuldades. Essa troca é fundamental para o sucesso do programa nutricional.