Carnaval: Bebidas alcoólicas não substituem água

11 julho, 2022


Carnaval: Bebidas alcoólicas não substituem água


"Se você pensa que cachaça é água...”*

Bebidas alcoólicas não substituem água, sucos naturais ou chás para hidratar o corpo.

O folião que ingerir somente cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica com o objetivo de repor água corre risco de ficar desidratado. O alerta é da nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, Andrea Del Bianco.

“A quantidade de etanol existente nas bebidas alcoólicas inibe a ação do hormônio antidiurético e isso aumenta a vontade de urinar. Esse processo deixa a pessoa desidratada, um dos sintomas da ressaca”, explica Andrea.

Segundo a nutricionista, para manter o organismo bem hidratado durante o Carnaval, vale ingerir água, sucos naturais, água de coco, isotônicos e chás. A boa hidratação facilita o trabalho do fígado e dos rins a eliminar os resíduos tóxicos do organismo. O consumo de frutas também ajuda a refrescar e a repor os sais minerais eliminados pelo suor.

A combinação do álcool com bebidas energéticas tem se tornado cada vez mais popular. Os usuários relatam frequentemente redução na sonolência e sensações aumentadas de prazer. Por ser uma bebida adocicada observa-se uma tendência ao maior consumo. Entretanto, esse consumo deve ser feito com muita cautela. Por conta da cafeína, o indivíduo pode não perceber o grau de incapacidade em que se encontra, aumentando os riscos de diversos acidentes como, por exemplo, os automobilísticos.

* Trecho de “Cachaça”, marchinha carnavalesca composta por Mirabeau Pinheiro, Lúcio de Castro e Héber Lobato (1953)


Carnaval: Bebidas alcoólicas não substituem água | saudebusiness.com

 

Dieta funciona? Diferentes estratégias, qual funciona pra você?

11 julho, 2022

Ao buscar sobre nutrição na internet e em livros nos deparamos a diferentes tipos de dietas, prometendo resultados. Alguns com fundamentos científicos, outros baseados em experiencias, ou atrelados a venda de produtos “milagrosos”. Também é comum ouvir que o amigo fez e deu certo.

Ao testar, não obtemos os mesmos resultados. Alguns são ate prejudiciais ao organismo, levando a carência de nutrientes, a nos sentirmos mal, e até a resultados contrários, como o aumento do apetite em determinados horários.

Isso acontece porque algumas estratégias são aplicadas a casos específicos, como controle da glicemia, por exemplo, ou preparo para alguma cirurgia. Não quer dizer que são erradas ou ruins, apenas que não funcionam para todas as pessoas.

O trabalho do nutricionista é avaliar cada caso e aplicar a melhor estratégia, considerando a pessoa como um todo. Levar em consideração as crenças, rotina, gostos, hábitos, objetivos, e junto com o paciente definir uma estratégia que melhor se aplique ao seu caso.

Converse sempre com o profissional. Questione, discuta, relate o que se adaptou e quais as dificuldades. Essa troca é fundamental para o sucesso do programa nutricional. 

 

6 benefícios da quinoa e como inclui-la na alimentação - Casa e Jardim

8 julho, 2022

6 benefícios da quinoa e como inclui-la na alimentação - Casa e Jardim | Receitas (globo.com)